terça-feira, 21 de setembro de 2010

Durval Lelys ressalta a importância da consciência ambiental no Dia da Árvore

O Dia da Árvore não tem muito para ser comemorado no Brasil. Dados do Ministério do Meio Ambiente e Ibama mostram que 86% da extração de madeira no País ocorre de forma irregular. Além disso, mais de 90% da madeira vendida em terras brasileiras degrada, de alguma maneira, o meio ambiente, já que é a principal matéria-prima para a produção de móveis e papeis. “Por isso, mais do que nunca, é preciso disseminar a consciência ambiental entre a população”, afirmou Durval Lelys, que, além de cantor da banda Asa de Águia é arquiteto formado pela Universidade Federal da Bahia e desenvolve projetos em prol da natureza.

Ele destaca que é possível consumir de forma sustentável, suprindo as necessidades de hoje sem prejudicar as futuras gerações. “O consumidor deve fazer a sua parte e exigir na hora da compra o selo que certifica a origem do produto, ou seja, se a madeira foi extraída de forma regular, sem impactos ambientais”, declarou Lelys.

Em 2008, Durvalino lançou móveis de sua criação elaborados com madeira reciclável, oriunda de reflorestamento, sobras de construções e madeiras certificadas. As peças criadas por Durval integram três linhas de móveis que receberam nomes de algumas de suas músicas: Cocobambu, Gladiador e Padang. As linhas são produzidas em parceria com a Garimpo do Brasil, entidade engajada com as questões ambientais.

O cantor fez questão de decorar a sua casa com os móveis. “Muito mais do que utilidade, eles reforçam no meu ambiente a importância da natureza e da relação intrínseca que temos com ela. Isso deve ser preservado”, destacou Lelys.

A linha fez tanto sucesso que já alçou novos voos. Os móveis também podem ser apreciados no primeiro restaurante tailandês de Fortaleza, Malai Thai Fusion. O proprietário Antônio Andrade aprovou o trabalho desenvolvido por Durval e nomeou o espaço como Lounge By Lelys.

EM TEMPO: Para conhecer mais dos móvies criados por Durval visite o site da Garimpo do Brasil.


FOTOS: Henriqueta Alvarez e Viviane Noguerol

5 comentários:

  1. Vale a pena conferir , os móveis são maravilhosos. O site do restaurante Malai já está no ar: www.malai.com.br

    ResponderExcluir
  2. E quem disse que AsA de Águia é só axé!?

    É CULTURA E MUITO MAIS!!

    Mandaram muito bem na matéria!!!
    Parabéns!!!

    O povo precisa mesmo ser mais consciente...
    e como as pessoas se espelham uma nas outras
    ótimo exemplo o Durval!!

    Gde beijo

    POR ISSO EU DIGO QUE MEU S2 É ASA!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa, uma quetão de conciencia que todos devião ter pois a degradação só nos prejudicarar no futuro.

    ResponderExcluir
  4. o Asa de Natureza é tudo a ver.
    Hallison Soares - MA
    Biólogo e Ambientalista

    ResponderExcluir