Bel Borba é um dos artistas plásticos contemporâneos mais populares de Salvador e o mais carismático com certeza. Sua formação inicia na Arte na High-School, Califórnia, EUA e na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Começou a expor seus trabalhos a partir de 1975. Desenvolveu pesquisa intensa no campo da pintura “Spray”, introduzindo definitivamente esse tipo de expressão nas artes plásticas da Bahia. Com o domínio nessa técnica e na fase denominada ‘Avestração’, que consistia na geometrização dos pássaros, que seus amigos Durval Lelys e Marcelo Brasileiro cruzaram sua trajetória e encomendaram a capa do primeiro disco do Asa de Águia em 1988. Foi perfeito!!!

A capa do primeiro disco do Asa criada por Bel, abaixo os músicos da primeira formação da banda com o artista plástico (de camisa branca) e ao lado o artista em sua fase atual
A interessante força das aves fez com que o Asa decolasse numa carreira de sucesso, assim como nosso mestre das Artes ganhou o mundo. Ele expôs em várias cidades, por países como Estados Unidos, Alemanha, França, Portugal e Holanda. Mostrando sua versatilidade passando por várias técnicas, como xilogravura, aerógrafo, gravura, desenho, pintura, cerâmica, escultura, os famosos mosaicos espalhados por toda Salvador e domina também técnicas de cenografia, retoque de fotos e ilustrações para desenhos animados de publicidade. Recentemente engajado na campanha Viva Saveiro com a proposta de resgatar a história dos saveiros e revitalizar a utilização das tradicionais embarcações, estreou sua mais nova exposição “Água Grande”, no dia 19 de janeiro, no Armazém 1 da Codeba (Porto de Salvador).
Mas o ser humano Alberto José Costa Borba tem a paixão na interação com as pessoas. Palestras para crianças, oficinas de criação para portadores de síndrome de Down e com esquizofrênicos do manicômio judiciário de Salvador são experiências que o fizeram repensar a narrativa e a semiótica da própria produção. Com a ONG Paciência Viva passou ensinamentos na técnica dos mosaicos e comentou:
- Foi "o trabalho social mais emocionante" de minha vida. A comunidade, que participou da ação, está com a auto-estima lá em cima!
A família Asa de Águia registra o carinho e admiração a esse baiano pra lá de agitado!!!
Quem quiser pode conferir mais de Bel Broba e seu trabalho em seu site – http://www.belborba.com.br/
Nossa! Não tinha essa info. Bela postagem!
ResponderExcluir